Resíduos provenientes de diversos processos de tratamento, essa parte sólida que são lodo e efluente, são gerados em diversos procedimentos industriais, bem como no tratamento de água ou esgoto. Seja este efluente químico, sanitário ou de outras origens, sem o deságue ele possui entre 95% e 99% de água livre em sua composição.
Para que o transporte desses sólidos contribua para a economia da sua empresa, sendo descartados conforme normas legais, como às do CONAMA, é preciso que este lodo seja desidratado. Esse processo também é conhecido como dessecagem, já que através dele, a água pode ser reaproveitada e o volume a ser transportado passa a ser apenas um composto sólido, diminuindo consideravelmente a quantidade.
Por isso, diante desse cenário, o tratamento de efluente através da utilização das Geoformas Ecobulk, feitas com base na tecnologia geotêxtil, se torna uma solução ambiental totalmente viável e que gera redução de custos através do desenvolvimento sustentável. Uma solução completa, em que o sedimento é bombeamento mecanicamente para o interior dos bags, aplicando um processo físico-químico exercido pelo sistema de bombeamento, o efluente sólido é colocado contra a resistência do tecido.
Através dessa operação, os sólidos ficam retidos e a água livre flui através dos poros do tecido geotêxtil dos bags. O mesmo mecanismo também é usado em lagoas, com ações de dragagem para limpar a água desses locais para reuso industrial ou até mesmo, a devolução para o meio ambiente.
Especialista no tratamento de lodo e efluentes, a Ecobulk usa do amplo conhecimento em engenharia ambiental e legislações para operações greentech que atendem suas necessidades com eficácia, preservando o meio ambiente e reduzindo os custos com tecnologia verde que assegura o sucesso na instalação e funcionamento das geoformas.
Clique aqui e solicite um orçamento sem compromisso, com agilidade, entregando nosso parecer para todo o Brasil!