Um sistema de contenção desenvolvido a partir de tecido geotêxtil em forma de bags que possuem diversos tamanhos, as geoformas são implantadas neste cenário, em específico, para a desidratação de uma ampla variedade de tipos de lama e lodos.
Neste processo de tratamento de água nas ETAs – Estações de Tratamento de Água, resíduos sólidos são acumulados nos decantadores, vindos de águas provenientes da lavagem de filtros e decantadores, que, caso descartados diretamente na natureza, comprometem o meio ambiente, deixando de atender às exigências impostas por legislações ambientais específicas.
Diante deste cenário, pensando em uma solução para destinação final do lodo, as Geoformas Ecobulk agem como elementos de confinamento e desidratação de lodo proveniente de frentes de trabalho que, após diversos processos, são consolidados dentro dos bags para secagem conforme tempo de armazenamento e espaço, que podem atingir um teor de sólidos (ST), de 20 a 35%, que depois, são transportados para correto descarte.
Além do processo de secagem, outros procedimentos são executados, somando um total de 5 etapas, aplicadas das seguintes formas:
- Efluentes provenientes do sistema do cliente são direcionados a um tanque de recepção.
- Após recebido o lodo, o mesmo é destinado a central de polímeros para aglutinação das partículas sólidas.
- Com a aplicação de polímeros ou coagulantes, o efluente é direcionado para a geoforma instalada no berço.
- Depois do deságue e contenção dos sólidos, o percolado, que neste momento trata-se de água tratada pelo cliente, livre de partículas sólidas, é devolvida ao início do tratamento de água, fechando o circuito e reduzindo a zero o desperdício de água no seu tratamento.
- Já nas geoformas, o lodo desaguado e desidratado chega a uma média de 25% a 35% de teor de sólidos, e são habilitados para destinação final.
Para a realização de homogeneização do lodo e o bombeamento para central de polímeros, que após a dosagem automatizada e seu condicionamento segue para as Geoformas Ecobulk, acontece a retenção de material floculado, que são os lodos e efluentes, mantendo a fração sólida dentro da geoforma e direcionando o percolado clarificado para uma caixa de retenção encavada no ponto de menor cota do berço drenante.
Ao longo do processo, após receber o lodo floculado, a geoforma promove desaguamento retendo todo o sólido e liberando o percolado com baixo teor de turbidez, conectando sustentabilidade para que você possa devolver ou ainda reutilizar a água retirada do meio ambiente sem prejudicá-lo, removendo todos os sólidos dos efluentes e beneficiando a sociedade.
Descubra soluções completas disponíveis para você e sua empresa, dê mais um passo rumo ao futuro sustentável. Solicite um orçamento sem compromisso e reduza custos com eficácia.